As TIC funcionam em três áreas, nos computadores, comunicação e controlo e automatização. Todas essas áreas são aplicadas ao desporto e à educação física de várias formas.
Ao nível dos computadores, todos nós temos a noção de que foi uma evolução sem precedentes, na medida em que quase tudo foi informatizado desde regulamentos das escolas, às fichas de trabalho e mesmo os esquemas a apresentar nas aulas.
A comunicação talvez tenha sido a área onde não houve grande evolução porque, no desporto privilegia-se a comunicação directa e pessoal, mas de qualquer forma com a internet, houve evolução no que diz respeito à troca de informação entre professores e alunos e agora mais recentemente chegando a haver aulas por vídeo conferência, não se aplicando tanto na área do desporto.
A área do controlo e automatização foi uma área que só pôde surgir devido às TIC, esta área diz respeito aos esquemas e formas de fazer determinados movimentos no desporto, os professores utilizam alguns programas para demonstrar alguns exercícios que o próprio pode não conseguir executar, etc..
Quanto ao uso da internet como interferência nas aulas de educação física Schwartz (2007) afirma que, nesse campo, crescem cada vez mais as vivências que utilizam o ambiente virtual para sua exeqüibilidade, surgindo novas opções a cada dia, assim como novos significados e interesses, atendendo a heterogeneidade dos usuários. Ou seja, é possível o acesso às experiências de diferentes sujeitos e grupos que discutem, no espaço virtual, sobre as aulas de Educação Física escolar e temas relacionados à cultura corporal, sendo uma fonte de pesquisa a ser explorada por essa área.
Que formas de uso das TIC na sua disciplina quer seja pelo professor quer seja pelos alunos ou por ambos consegue identificar?
As TIC podem ser utilizadas das mais diversas formas, desde a internet para pesquisa para trabalhos e pesquisa de artigos científicos ao uso de aparelhos nas aulas como é o caso das células fotoeléctricas no atletismo.
As actividades propostas aos alunos constituem um complemento ou uma substituição das actividades que se faziam tradicionalmente na disciplina.
No meu ponto de vista estas actividades complementam as anteriormente solicitadas uma vez que essas actividades não desaparecem, são sim enriquecidas com o aparecimento dessas actividades onde são introduzidas as TIC.
Quais as mais-valias educativas em relação a outras formas de trabalho?
Maior eficiência nos processos, menor dispêndio de tempo, maior clarividência nos processos, maior organização no trabalho, entre outras...
Em que medida o uso de TIC “subverte” a cultura de ensino e aprendizagem típica da sua disciplina?
Penso que as TIC não vêm subvertes a cultura de ensino no desporto, mas sim ajudar e complementar esse ensino, porque sem essas tecnologias não haveria a evolução para um sistema computorizado, onde tudo iria andar à volta do papel, ou seja, tudo mais desorganizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário